CONTATO: unistaldense@gmail.com

INVASÃO ARGENTINA NO RIO GRANDE DO SUL HOJE

As cores azul e branco da seleção Argentina já tomam conta das ruas de Porto Alegre. Milhares de torcedores do país vizinho já estão na cidade para acompanhar a partida contra a Nigéria, no Beira-Rio, pela Copa do Mundo. Nesta terça-feira (24), véspera do jogo, a capital gaúcha deve se transformar em um pedaço de Buenos Aires com a chegada prevista de outros milhares de turistas argentinos.
 Segundo a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), 80 mil torcedores do país vizinho devem passar por Porto Alegre até quarta-feira. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior. A Polícia Civil gaúcha diz estar preparada para receber entre 100 mil e 120 mil turistas argentinos, somando entradas pela fronteira e por aeroportos nos próximos dias.

Mesmo sem ingresso e, em alguns casos, sem ter onde ficar, eles vão chegando em pequenos ou grandes grupos, seja pelo Aeroporto Salgado Filho, seja em ônibus fretados ou em veículos particulares. No Centro Histórico, na Fan Fest, no Acampamento Farroupilha e até no Estádio Beira-Rio, eles já deixam bandeiras nas cores da seleção de Messi.
Na segunda-feira (23), em vários pontos da capital era possível ouvir a lingua espanhola e ver uma camisa da Argentina. Com os quartos de hotéis praticamente lotados, muitos optaram por acampar em parques da cidade. Mais de 500 estão instalados na área conhecida como "Fazendinha", ao lado do Acampamento Farroupilha.
Movimento argentinos aduana Uruguaiana Copa do Mundo (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)Em Uruguaina, movimento é intenso no posto de
migração da PF (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)
Movimento intenso na fronteira
Desde o fim de semana, o movimento na fronteira é considerado intenso pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Uruguaiana, principal rota de entrada dos argentinos no país, o movimento dobrou na segunda-feira em comparação com o fim de semana e já é considerado semelhante ao período de veraneio.   

Só entre a 0h e as 18h30 desta terça, cerca de 3 mil argetinos entraram no país pela BR-290, de acordo com a PF. A PRF estima que 7 mil torcedores ainda vão passar pela aduana até quarta-feira. O grande movimento fez o tempo de espera no posto de controle migratório passar de alguns minutos para horas. Longas filas se formaram nesta segunda.

Agentes da aduana de Uruguaiana estiveram mobilizados para averiguar as condições legais de argentinos que fazem fila para ingressar no país. A segurança foi reforçada com homens do Exército e a fiscalização também devido ao movimento e a presença de possíveis "barras bravas", como são considerados os torcedores violentos dos times de futebol argentinos.
ARGENTINOS FRONTEIRA RS PORTO ALEGRE  (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)Torcedor argentino (de preto) foi impedido de
ingressar no Brasil (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)
Onze argentinos já foram barrados
Desde o início do mês, a PF já impediu o ingresso no país de 11 torcedores argentinos. Destes, nove constam em uma lista com 2,1 mil nomes de torcedores argentinos com histórico de violência, enviada pela autoridades argentinas ao Brasil. Os dados foram incluídos no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi) da PF.

FONTE: /http://g1.globo.com
É impossível não notar o movimento na nossa BR 287 quem transitou nela nos últimos 3 dias, a invasão em massa dos ermanos,; o retorno deverá ser de hoje a noite até sábado, cuidado para quem estará neste trecho, durante este período, muita atenção sempre.

Nenhum comentário: