CONTATO: unistaldense@gmail.com

HISTÓRIA: HERÓI UNISTALDENSE NA II GUERRA MUNDIAL



Quem foi o Expedicionário Protásio dos Anjos Müller?

Protásio dos Anjos Müller, filho de pai descendente de austríacos e mãe brasileira, nasceu no dia 14/11/1920 na localidade de Porteirinha hoje município de Unistalda, interior do Rio Grande do Sul. Trabalhou na agricultura de subsistência juntamente com seus pais, até o ano de 1944, quando foi recrutado em casa para o teatro de operações da Itália.

Partiu do Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro no dia 4/12/44, chegando lá após um treinamento básico embarcou no navio para Itália no dia  6/2/1945, chegando na Itália, no dia 22/2/1945, enfrentou a guerra propriamente dita, presenciando mortes e salvando companheiros.

Após a guerra radicou-se na cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul, onde Trabalhou na viação férrea do estado do Rio Grande do Sul (VRFGS).

Aposentado pelo exército brasileiro com a patente de 2° Sargento, devido aos serviços prestados na FEB, sempre desfilou nos dias 7 de setembro com muito orgulho de ser veterano. Casou-se no ano de 1953, com dona Eva Rodrigues, com quem viveu até seus últimos dias, no ano de 2003, quando após um problema pulmonar grave, faleceu no dia 21/05/2003. Teve 13 filhos, 21 netos e 6 bisnetos.

Protásio Müller, lembrava-se constantemente das emoções vividas na guerra, e tinha uma mágoa muito grande com o não reconhecimento que os veteranos sempre enfrentaram.

FONTE: PORTAL FEB - Link "HERÓIS"

Nenhum comentário: