CONTATO: unistaldense@gmail.com

MUNICIPIOS COM MENOS DE 25 MIL HABITANTES PEDEM ATENÇÃO DIFERENCIADA AO GOVERNO FEDERAL

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, esteve na FAMURS em Porto Alegre, onde confirmou a formação de uma parceria inédita entre a União, governo do RS e Famurs. O acordo foi anunciado durante audiência de prefeitos na sede da Federação. Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da entidade para receber a ministra e o governador Tarso Genro. Foi a primeira vez, em 37 anos de história, que uma ministra esteve na entidade, acompanhada do chefe do Estado.
- O governo federal está criando uma rede de apoio aos municípios, e a Famurs será uma parceria muito importante. Cada município tem que melhorar sua gestão, mas ninguém faz isso sozinho. Essa parceria pode ajudar muito a alavancar a capacidade de cada município fazer mais para a sua população - disse a ministra.
O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, explicou que a iniciativa facilitará aos municípios o acesso aos recursos da União, pois possibilita a formação de grupo de assessoramento técnico para auxiliar os municípios a captar essas receitas. Equipes serão espalhadas pelo Rio Grande do Sul com o intuito de atender regionalmente os gestores municipais na elaboração de projetos. Uma comissão de prefeitos também deverá ser formada para tratar diretamente das políticas públicas com o governo federal.
Vanazzi ainda aproveitou a oportunidade para entregar à ministra uma carta com reivindicações dos prefeitos gaúchos. Entre as solicitações, destacam-se o novo pacto federativo e o acesso permanente aos recursos da União, como alternativa à atual dependência das prefeituras por emendas parlamentares.

Unanimemente foi solicitado que o PAC seja revisto, em dar uma atenção diferenciada aos municípios com menos de 25 mil habitantes, que sofrem com o G3 do PAC (Municípios com menos de 50 mil habitantes). Prefeito afirmaram que a realidade é um município com 40 mil habitantes, outra é um município com 4 mil habitantes. A Ministra falou que tudo poderá ser revisto.

Nenhum comentário: