CONTATO: unistaldense@gmail.com

GREVE NO DETRAN

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado ontem no Estado. Com isso, a partir de hoje, não serão realizados exames teóricos e práticos para Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cerca de 3 mil provas, entre práticas e teóricas, devem deixar de ser feitas por dia no Estado. Em Santa Maria, só hoje seriam realizados em torno de 150 exames em três dos quatro Centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade – um deles não tinha provas agendadas para hoje.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul, Rodimar Dall Agnol, a paralisação foi parcial na manhã de ontem, enquanto a categoria se reuniu em assembleia, em Porto Alegre, para votar a greve. Algumas cidades do Estado não tiveram exames, porém, em Santa Maria, as provas marcadas ainda foram realizadas.

Os servidores do Detran já haviam parado as atividades na última segunda, quando também não foram feitos exames. Se contar os três dias desta semana com serviço parcial ou totalmente interrompidos (segunda, quinta e hoje), são 10 mil exames não realizados no Estado.

Os alunos prejudicados devem reagendar as provas junto aos CFCs assim que a greve terminar. A categoria, que inclui servidores técnico-administrativos concursados e examinadores contratados temporariamente, pede a criação de um plano de carreira, o lançamento do edital de concurso público e reposição salarial, além da equiparação salarial com outras atividades similares do governo estadual.

Os servidores rejeitaram a proposta do governo do Estado que concedia um reajuste de 28% divididos em cinco parcelas entre novembro deste ano e de 2014. A assembleia aprovou uma contraproposta para que o reajuste seja pago em duas vezes – 15% em novembro de 2012 e 13,6% em maio de 2013. Também reivindicou um adicional de R$ 1,5 mil que seria pago aos examinadores no mês em que eles saem de férias.

Esse valor corresponde à Graex, ou gratificação de examinadores, que reforça mensalmente o salário dos servidores pela aplicação das provas da CNH aos candidatos, mas que não é pago nos meses de férias, reduzindo a renda.

LIZIE ANTONELLO - DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário: