CONTATO: unistaldense@gmail.com

ARGEMIRO, PAI DE TIM LOPES, ERA DA SERRA DO IGUARIAÇÁ

Argemiro do Nascimento, nasceu em 20 de setembro de 1919 - Dia da Revolução Farroupilha, na Serra do Iguariaçá, interior de Unistalda. Foi aprendiz de ferreiro do seu Joaquim, André e Ângelo Toscani. Gimiro, como era conhecido, foi auto-ditada, pedindo a Geni Toscani Pasquotto que o ensinasse a escrever, usando paredes como quadro de giz, quando foi sentar praça no exército, candidatou-se a soldador ferrador.
Conclui seus estudos na escola regimental, no Rio Grande do Sul. Seguindo a carreira militar foi promovido a cabo. Depois de passar pela Coudelaria Militar em Campo Grande-MS, foi transferido no início da década de 60, para a Escola de Veterinária no Rio de Janeiro.

Na chegada ao Rio, se integrou no CTG Estância dos Gaudérios, sendo um percursor da cultura gaúcha no Rio de Janeiro, levando até o estado carioca, quando presidente desta organização, o gaiteiro de Jaguari Sr° Ireno Machado.
Argemirou se negou a participar da revolução de 1964 (Golpe Militar), entrando para reserva voluntariamentre como 1° Tenente do Exército Brasileiro. No decurso desse tempo formou-se em três faculdades (História, Geografia e Filosofia). Gimiro também foi um forte influente político na era Brizolista.

Argemiro Lopes do Nascimento e sua espora Maria do Carmo, priorizaram na época, morar na cidade grande - Rio de Janeiro - atentos na formação educacional e profissional dos seus nove filhos. 
Um dos filhos de Argemiro, era o Jornalista TIM LOPES, reporter da TV Globo, assassinado no Complexo do Alemão em 2002.
Aos 76 anos, acometido de um câncer no pulmão veio a falacer no dia 8 de outubro de 1995.

FONTE: Ricardo Raymundo Toscani, filho de Renato Toscani.
(Este relato foi contato por Argemiro, para Renato Toscani, em julho de 1993, quando Renato visitou seu grande amigo na cidade de Iguaba Grande, em julho de 1993.)



Nenhum comentário: