CONTATO: unistaldense@gmail.com

Preso foge à luz do dia pulando o muro da penitenciária mais segura do estado

A Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas tornou-se neste domingo, pela segunda vez em sua história de 13 anos, palco de um vexame dos responsáveis por manter os prisioneiros lá. Por volta das 14h30, durante o horário de visita, dois presos conseguiram pular o muro usando uma corda improvisada com roupas e lençóis. Um deles se apavorou com os tiros de advertência da guarda externa e se entregou. O outro, Sandro de Paula, 27 anos, fugiu e continua foragido. Escapou do presídio de alta segurança como fez meia dúzia de vezes de outras cadeias.

Os relatos colhidos pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susepe) informam que os detentos usaram a parte de cima do refeitório para chegar ao pátio. Passaram por uma cerca de arame farpado e por cães que teriam sido sedados. Depois usaram a “escada” de lençóis e venceram o muro de seis metros de altura.

“Estou indignado”, declarou o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, que considerou “inadmissível” a fuga.

Antes de Zoreia fugiu, em junho de 1999, Cláudio Adriano Reis, o Papagaio, condenado a 36 anos e 11 meses de prisão por assaltos a banco. A penitenciária fora inaugurada menos de um ano antes, em setembro de 98. O superintendente da Susepe naquela época era o atual secretário de Segurança Pública, Airton Michels.

Nenhum comentário: