CONTATO: unistaldense@gmail.com

Eclipse Lunar

Na noite desta quarta-feira (15), a lua apareceu já eclipsada no céu brasileiro. O eclipse total do corpo celeste pôde ser observado por cerca de uma hora e quarenta no Brasil, a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. O fenômeno pôde ser visto em várias partes do mundo, tendo melhor visualização na Ásia, Austrália e América do Sul.
Mais cedo que no Brasil, o observatório de Sydney, na Austrália, informou que o eclipse começou às 3h25 da quinta-feira (14h25 de quarta-feira no horário de Brasília) e pode ser visto por mais de uma hora e 35 minutos. Em vários locais, a Lua apareceu avermelhada, por conta das cinzas do vulcão chileno Puyehue na atmosfera. Foi o mais longo eclipse lunar desde 2000.
O eclipse lunar total acontece quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. A passagem da lua pela sombra da Terra durou 5 horas e meia.

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.

Nenhum comentário: