CONTATO: unistaldense@gmail.com

ZERO HORA PUBLICA CADERNO ESPECIAL DE UNISTALDA

A edição do Jornal Zero publicada no dia 31.01.2011, trouxe encartado, onde circulou em 35 cidades dos Centros de Distribuição de Santa Maria e Centro de Porto Alegre, um Caderno Especial sobre o Município de Unistalda, a qual trás o título: "Especial, Unistalda 15 anos de desenvolvimento."

Verdadeiramente um trabalho muito bonito, onde mostrou um pouco das potencialidades de nosso Município.
Um pouco???
Isto mesmo, um pouco. Teríamos muito mais coisas para destacar sobre nossa Querida Unistalda.

* Uma pena que esqueceram da nossa FEUAPI, que acontece a cada dois anos, e já é considerada uma das maiores feiras da região, onde envolve a agroindústria, o agronegócio, o comércio, valoriza o artesanato, e mobiliza a comunidade em geral com shows, atrações e muita diversão, onde aliás o ano de 2011 é ano de FEUAPI.

* Também esqueceram do nosso Esporte onde é destaque na Região, exemplo este que Unistalda foi campeã, a pouco tempo, de Futebol de Campo 2ª. Divisão, na Região de Santiago-RS, e para 2011 já está classificada para participar pelo menos em duas modalidades (Veterano e Livre).


* Falando em esportes, também poderíamos destacar o Estádio Municipal, que está em fase de conclusão, com uma infra-estrutura excepcional, com arquibancadas, espaço para a imprensa, banheiros e vestiários.

* Outra obra importante que merece reconhecimento é o Centro de Convivência do Idoso.

* Durante todo ano de 2010, a Prefeitura em parceria com a Associação de Comunicação Rádio Comunitária Unistalda FM, realizou nas manhãs de Sexta-Feira, o Informativo Povo Unido, Cresce Junto, onde cada sexta recebia um convidado especial, interagindo a comunidade sobre as principais atividades do Executivo Municipal.

* Esclarecendo melhor o Projeto Minha Cidade mais Limpa, pág. 3 (Demais ações realizadas em 2010), o mesmo não é exclusivamente para mulheres, e não visa só gerar renda, mas sim buscar melhoria na gestão dos serviços de limpeza urbana e rural, proporcionando aos moradores melhoria na qualidade de vida e inserindo-os no mercado de Trabalho. O Projeto é dividido por turmas de 5(cinco) pessoas, em um período de 30 dias, onde receberão uma ajuda de custo monetária.

* O Curso Profissionalizante de Pedreiros, a qual é mencionado junto ao "Minha Cidade Mais Limpa", é o Projeto "O FUTURO EM NOSSAS MÃOS", um projeto de trabalho técnico social, que através de um curso, tem como principal objetivo a qualificação de mão de obra que venha contribuir para o desenvolvimento geral das famílias, sua sustentabilidade e promoção social; Proporcionando uma geração de renda, melhoria de qualidade de vida das famílias envolvidas e promoção da autonomia e do empreendedorismo dos usuários.
O Curso, que tem a duração de quatro meses, é realizado em duas etapas: a primeira parte teórica, e a segunda parte prática. Ambas são ministradas pela Secretaria de Obras, junto de estagiários do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santiago, em obras do Município, Supervisionadas pelo Engenheiro Municipal Magnos Oliveira. Os selecionados recebem uma ajuda de custo monetária durante o período de realização do mesmo, no final recebem o Certificado de Profissionalização.
Os critérios de seleção para são os mesmos usados para os Benefícios Eventuais (Lei n°. 027/2008).

* Como mencionado no informe, o Patriotismo é mesmo forte em Unistalda (pág.05), mas vale lembrar que Unistalda é um dos únicos município, se não o único, a realizar o Tradicional Churrasco Comunitário, no dia 20 de setembro de todo ano, onde toda comunidade partilha de um almoço gratuito, celebrando o Dia do Gaúcho.

* Os 15 Anos de Unistalda, foi comemorado em grande estilo, com programações para todos os gostos, durante o mês de dezembro; Mas o auge das comemorações foi no dia 27.12.2010, Véspera de Feriado, onde toda a comunidade compareceu na Praça Batista Pessota, em frente a Prefeitura para Festejar. A Prefeitura disponibilizou transporte gratuito de todas as localidades do município. Uma Mega-Estrutura de palco, som, iluminação e lonões foi montada para receber os Shows da Banda El Shaday e Grupo Hello. Além do sorteio de cerca de 200 prêmios, entre os presentes, todos após cantar o "Parabéns a Você", partilharam o tradicional Bolo-Gigante, alusivo as 15 anos, com 15 metros de comprimento. A meia-noite, todos contemplaram um lindo Show-Pirotécnico, celebrando a entrada do dia 28, dia do Aniversário de Unistalda.

* Unistalda também é conhecida pela revelação de talentos, muitos poetas, escritores, trovadores e cantores, tem o berço artístico aqui, entre eles destacamos os Nacionalmente Conhecidos GILBERTO MONTEIRO e BETO CAETANO, assim como também há muitos nome no anonimato, mas que em breve estarão no "pódio" da vida.



Bom, teria muito mais coisas para escrever sobre "A Capital do Pau-Ferro", mas me limito aqui. Fiz estes breves registros para contribuir e elevar a nossa "Terra".
Como diria o Dr°. Ruy Gessinger, em um trecho da música "Unistalda Terra Buena", uma verdadeira poesia enfatizada entre notas musicais, a qual sou fã, e que já tornou-se praticamente um Hino no Município de Unistalda:

"Tua beleza despojada
Com ninguém quer competir
Só deseja ser amada
No presente e no porvir"


2 comentários:

ana lucia disse...

Gostaria de esclarecer amigo Riander blogueiro tão querido da nossa cidade e também chefe de gabinete,( o qual foi solicitado sua ajuda na edição, mas não poderia por se ncontrar em férias, e não poderia interrompê-las) que as informações foram tiradas pelo próprio repórter da Zero Hora diretamente das secretarias, pelas pessoas responsáveis pelas suas pastas, e que , com certeza precisariamos de uma edição inteira do jornal para falarmos da nossa querida Cidade, e de todas as suas belezas e encantamentos, mas se tratando de uma prestaão de contas do ano de 2010, colhemos informações apenas oque foi nos repassado durante o ano de 2010.
att

ANA AROCHA
coordenadora de cultura do muncípio

Blog Unistaldense disse...

Senhora Coordenadora!!!

Primeiramente a respeito de minhas férias gostaria de esclarecer o seguinte: Quando a Prefeita Municipal Cláudia Pavanelo, solicitou o meu comparecimento em seu gabinete para tratarmos a respeito deste informe comercial, compareci imediatamente, pois ela sim tem todo o poder e direito de convocar qualquer Cargo de Confiancia, a qualquer momento, que se fizer necessário, como a Senhora escreveu em seu comentário sem estar bem informada, interrompi sim minhas férias sem problema algum, e voltaria a interromper novamente sem problema algum, caso a Prefeita requeresse.

Mas até o então, entrei em contato com o Senhor Maiquel Rosauro, e o mesmo disse-me que gostaria de vir até a cidade de Unistalda, para realizar a tal edição, mas que poderia ser depois do retorno de minhas férias. Como assim ficou o combinado retornei à minhas férias normalmente.

Logo após recebi uma ligação de um "tal" de Índio, a qual me informou que o Sr. Maiquel estaria aqui na próxima segunda, e se eu pudesse comparecer seria bom. Para ver em momento algum foi solicitado o meu comparecimento.

Bom fiz este breve relato pra fins de esclarecimento, pois não acolho afirmações que não condigam com a verdade.

Sobre o que a Senhora esclarece "que as informações foram tiradas pelo própio reporter", isto seria uma lógica, pois está é a função dele.

Não tenho dúvidas que precisariamos sim, de uma edição inteira do jornal ZH, a qual admiro muito e sou leitor, (se não mais de uma edição) para falar de nossa Amada Cidade, mas como isto não é possível, faço a minha contribuição no Blog Unistaldense, este é meu objetivo, e sempre será, pois é dedicado totalmente, como o própio nome já diz, a comunidade Unistaldense.


E sempre que algum meio de comunicação publicar alguma matéria sobre nossa Unistalda, e eu tiver mais alguma informação para somar, tenha certeza, eu irei publicar, pois estamos baseados no Art. 5°, inciso IV e IX, e no Art. 220, § 1° da Constituição Federal, e no Art. 19. da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


att,
Riander A. Sales