CONTATO: unistaldense@gmail.com

Wikileaks: Sobrou até para o Brasil

Respingou de maneira forte no Brasil, ontem, a divulgação de novos documentos da diplomacia americana vazados por meio do site WikiLeaks. Nas mensagens, entre elas seis telegramas da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, são constantes as referências ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Ele teria delatado a aversão aos EUA do colega Samuel Pinheiro Guimarães, ministro de Assuntos Estratégicos. Jobim emitiu nota para desmentir a declaração. O ministro Jobim teria confidenciado ao então embaixador dos EUA no Brasil, Clifford M. Sobel, que o titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos “odeia” os EUA e que faria de tudo para atrapalhar a relação entre os dois países. Sobel prontamente transcreveu a informação em uma mensagem para os EUA no dia 25 de janeiro de 2008.

O ministro da Defesa telefonou para Guimarães para esclarecer a situação. Também divulgou uma nota à imprensa na qual diz que na conversa com o embaixador americano, referiu-se a Guimarães com respeito, como “um nacionalista, um homem que ama profundamente o Brasil”.

–Se o embaixador disse que Samuel não gosta dos Estados Unidos, é interpretação ele , eu não disse isso – afirmou Jobim.

No decorrer das mensagens, o Ministério das Relações Exteriores – chefiado por Celso Amorim –, é considerado um foco “antiamericano” e um entrave para o avanço de algumas questões de interesse dos EUA no Brasil.

O presidente Lula, que na visão do embaixador Sobel concluirá uma gestão de oito anos “marcada pela corrupção entre seus mais próximos aliados”, minimizou o assunto:

– São coisas insignificantes e não merecem ser levadas a sério.

Wikileaks: Brasil prende terroristas em segredo
De acordo com documentos confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, governo brasileiro é relutante em assumir ações antiterror:

“O governo brasileiro é um parceiro no combate ao terrorismo e atividades relacionados com o terrorismo. No entanto, os níveis mais altos do governo brasileiro, particularmente o Ministério das Relações Exteriores, são extremamente sensíveis a quaisquer afirmações públicas de que há terroristas no Brasil”, afirma um telegrama secreto enviado da embaixada americana em Brasília no dia 8 de janeiro de 2008.

Ainda citam dois exemplos:
Onde um estrangeiro morador do Estado de Santa Catarina que teria sido preso em 2007 porque não declarou uma soma de dinheiro ao entrar no Brasil. Esse homem teria ligações com grupos islâmicos. Um cidadão morador de Joinville também foi detido pelo mesmo motivo na mesma época, sendo logo liberado. Não se sabe se há ligação entre os dois casos.

Nenhum comentário: