CONTATO: unistaldense@gmail.com

Granizo assustador


Foram poucos minutos, mas bastaram para que o granizo deixasse um rastro de estragos em duas cidades da região. Pedras do tamanho de laranja caíram em Itaara e na localidade de Três Barras, em Santa Maria, ontem à tarde. A tempestade destruiu telhados e levou pânico aos moradores. Nem bombeiros nem Defesa Civil sabiam precisar o tamanho do estrago.

Em Três Barras, onde choveu granizo por cerca 15 minutos, a dona de casa Beatriz Flores, 42 anos, teve quase todo o telhado destruído.

– Móveis, colchões, roupas, tudo está encharcado. A água invadiu minha casa – contou Beatriz.

Marizete Puhalis, 40 anos, estava trabalhando no campo quando começou o temporal. Ela levou uma pedrada na cabeça e ficou tonta.

– Quando vi o que aconteceu, que estava com a cabeça sangrando, comecei a rezar – disse.

Em Itaara, o prejuízo depois de cerca de 3 minutos de granizo não foi diferente: árvores caídas pelas ruas e casas destelhadas. Mas o pior foi o medo de que a tragédia que devastou a cidade em 7 de setembro de 2009 se repetisse. Naquela data, quase toda a cidade foi destruída pelo granizo.

– Quando as pedras começaram a aumentar, a sensação era terrível. Chorei muito. O tempo se armou e pensei: tomara que não aconteça de novo – disse a dona de casa Maria Beatriz Neves, 50 anos, que teve o telhado perfurado.

Na RSC-287, que leva à Quarta Colônia, o granizo deixou o asfalto branco, coberto de pedras. Rosário do Sul, ficou sem luz das 16h10min às 17h40min. Segundo a AES Sul, um problema em um transformador causou o apagão.

Segundo Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS, granizo é comum na primavera. O temporal de ontem começou em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, passou pela Região Central e, no final da tarde de ontem, dirigia-se à Região Metropolitana.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA
FOTOS: JEAN PIMENTEL

Nenhum comentário: