CONTATO: unistaldense@gmail.com

Operação Fronteira Sul II-2010

Inicia a Operação Fronteira Sul II 2010. A  Operação  conta com a participação efetiva dos órgãos de segurança pública federal e estadual, e de órgãos públicos de fiscalização com interesses afins para implementar um amplo controle e combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais. A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, participa desta operação, atuando em sua zona de ação, empregando suas peças de manobra, sediadas em Santiago (19º GAC), Itaqui (1º Regimento de Cavalaria Mecanizado), São Borja (2º RC MEC e 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada), são Luiz Gonzaga (4º Regimento de Cavalaria Blindado) e Santa Rosa (19º Regimento de Cavalaria Mecanizado). As Organizações Militares estabeleceram os Pontos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), destinados ao combate e repressão de ilícitos. Serão realizadas também Patrulhas Fluviais, ocupação de Pontos Sensíveis e Ações Cívico-Sociais (ACISOS). Está sendo empregado na Operação um efetivo de aproximadamente 950 militares, utilizando munição real no armamento de dotação, 100 viaturas, embarcações e helicópteros.
A Operação Fronteira Sul II-2010 é uma atividade do Comando Militar do Sul destinada ao emprego de tropa no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, que conta com a participação de forças da Marinha Brasileira, do Exército, da Força Aérea e órgãos de Segurança Pública, sendo desenvolvida, simultaneamente, nos estados do RGS, Santa Catarina e Paraná. A Operação Iniciou segunda-feira, dia 18, prosseguindo até o próximo dia 22 de outubro.
Conforme o general comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada José Eustáquio Nogueira Guimarães, a Operação encontra amparo nas Leis Complementares nº 097, de 09 de junho de 1999, e nº 117, de 02 de setembro de 2004, e visa também realizar o adestramento em atividades de planejamento operacional, apoio logístico, inteligência, comunicação social, dentre outras, bem como busca a atuação combinada das Forças Auxiliares, por meio de ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira terrestre, compreendida entre o município de Chuí-RS, e o município de Guairá- no Paraná.

Nenhum comentário: