CONTATO: unistaldense@gmail.com

Militares desaparecem em lagoa

Equipes da Basm e dos bombeiros fizeram buscas no local até o fim da tarde de ontem. Trabalho segue hoje Soldado e sargento da Base Aérea pescavam em uma lagoa quando o barco virou, e eles caíram na água.
Militares da Base Aérea de Santa Maria (Basm) e do 4º Comando Regional de Bombeiros estão mobilizados na tentativa de encontrar o soldado Luiz Enehy Souza Silva, 24 anos, e o sargento Vorlei da Silva, 47 anos, desaparecidos há dois dias nas águas da Lagoa Tarumã, no distrito de Saicã, em Cacequi. Segundo a assessoria da Basm, os dois militares cuidavam de um Estande de Tiro em uma área de treinamento da Aeronáutica, no distrito. No domingo, eles teriam aproveitado o horário de folga para pescar de barco, na lagoa. Durante o passeio, a embarcação virou.
Conforme nota oficial divulgada na manhã de ontem pela Basm, um terceiro militar estava no barco. O capitão Jair Mário Cardoso foi resgatado ainda no domingo. Segundo o comandante da Basm, o coronel-aviador José Eduardo Ruppentthal, o capitão teria se segurado na rede de pesca e, com ajuda da corda, conseguido chegar até uma árvore na margem. Um barco civil teria passado e o resgatado. Com ferimentos leves, ele foi levado para o hospital, onde recebeu medicamentos e ficou internado.
Ainda conforme o comandante, os outros dois militares teriam tentado nadar para longe da rede, mas foram arrastados pela correnteza. Até o fechamento desta edição, a assessoria não soube informar o tipo de barco em que os militares estavam.
Resgate – A Equipe de Salvamento e Resgate, Equipe SAR, do Esquadrão Pantera, da Basm, começou buscas no local ainda no domingo. Cerca de 20 militares estão envolvidos na operação de resgate que também utiliza um helicóptero, um avião e um bote. Na tarde de ontem, o grupo recebeu reforço de três mergulhadores dos bombeiros de Santa Maria. O trabalho que parou ao entardecer será retomado hoje cedo. O capitão Mário deverá retornar a Saicã ainda pela manhã para indicar o local exato do acidente e orientar os mergulhadores.
– O lugar é muito escuro, e o equipamento de infravermelho dos capacetes só funciona com algum tipo de luminosidade – explica Ruppentthal.
Segundo o comandante, os mergulhadores concentrarão as buscas nas margens, enquanto o helicóptero sobrevoará o leito do Rio Santa Maria, onde a lagoa desemboca.
– Temos esperança que eles tenham descido até o leito do rio e conseguido se segurar em alguma árvore, mas, passados dois dias, a chance começa a ficar pequena – diz o comandante.
Familiares dos desaparecidos acompanharão as buscas em Santa Maria. Ontem, uma aeronave da Basm foi a Palmeiras das Missões buscar a mãe e a irmã do sargento Vorlei.
Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as causas do acidente e deve ser concluído em 40 dias. Conforme a Basm, não há acesso ao local de buscas por terra porque uma ponte estaria submersa.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário: